Translate

sábado, 24 de novembro de 2007

Ponto Cruz

O ponto de cruz é dos pontos mais conhecidos e mais antigos. As primeiras referências que podemos encontrar remontam ao séc.V d.C. , existem dados que nos indicam os gregos como os primeiros povos a bordar a ponto cruz e outros dados existem que nos dizem terem sido os chineses. De qualquer modo este ponto e sua técnica espalharam por toda a Europa, Ásia e mais tarde pelo continente americano. Durante um certo e determinado período, essencialmente durante a Idade Média e Renascimento, o ponto de cruz era um dos poucos meios que as mulheres dispunham para poderem aprender o alfabeto. Este ponto tem mantido o seu prestígio ao longo dos séculos. Os desenhos desenvolveram, os motivos ganharam novas inspirações permitindo a criatividade. Hoje em dia existem desenhos magníficos que nos permitem valorizar e enriquecer a decoração. A técnica em si é extremamente simples tornando a actividade relaxante que não sobrecarrega a mente e permite que se possam fazer outras actividades em simultâneo (ouvir música, conversar) e, como os desenhos são gráficos, é possível retomá-lo sempre em qualquer altura.

2 comentários:

Bordadosdabibi disse...

Olá!!
Este quadro está lindo.
Os seus trabalhos são encantadores.Sempre que vou a Évora dou uma espreitadinha na sua montra e fico maravilhada com tudo.
Eu aprendi a bordar aí perto da sua loja(no Convento Novo)
E.S.

Ivete Maria disse...

Mariana, parabéns pelo lindo site e pelas belíssimas peças apresentadas. Estes riquissímos bordados inspirou-me a pegar a minha caixa de linhas e agulhas, novamente. Eu aqui de são Paulo - Brasil, filha de uma portuguesa da Ilha da Madeira (um pouco bordadeira tb), sou uma eterna apaixonada por bordados, embora não saiba fazê-los, apenas tento alguns poucos pontos. Parabéns!!!
Ivete Maria